sábado, 9 de setembro de 2017

10 Técnicas Para Finalizar e Definir Caracóis e Coils dos Cabelos Africanos


No post de hoje trago-te 10 técnicas distintas para definir os caracóis e coils.
  • Fitagem Tradicional
Este tipo de finalização já é bem conhecida por muitos. 
A sua principal vantagem é controlar o volume e eliminar o frizz, além disso proporciona uma ótima definição aos caracóis. 
É muito boa para quem tem os tipos de cabelo 3B, 3C e 4A. Também pode resultar nos cabelos 4B e 4C, mas existem técnicas melhores para estes dois tipos.
Para quem gosta de volume, talvez não vá gostar muito deste tipo de fitagem. Se és desse tipo de pessoas, então dá uma espreitadela na fitagem desconstruída.
Outro senão, é que a fitagem tradicional não funciona bem nos cabelos pouco volumosos e densos (vê aqui o que é a densidade do cabelo).
Na fitagem o habitual é usar um leave-in ou creme de pentear, um gel (opcional) e um óleo no final. 
Se ainda não conheces esta técnica, aqui estão todos os passos:
  1. Depois de lavar o cabelo normalmente com shampoo e condicionador põe um pouco do leave-in ou creme de pentear no cabelo todo. Há quem costume usar um óleo antes do creme.
  2. Divide o cabelo em 4 ou 5 secções, deixa uma das secções soltas e prende as outras com uma mola/gancho (começa por baixo para ser mais fácil).
  3. Vai aplicando o creme e com os dedos vai penteando uma mecha dessa secção. 
  4. Penteia sucessivas vezes até que a mecha fique bem hidratada. Se for necessário vai aplicando mais creme assim que vais penteando com os dedos.
  5. Depois vai amassando a mecha em direcção à raiz para ajudar os caracóis a definirem-se ainda mais.
  6. Repete o processo anterior para as restantes secções. Se o cabelo das outras secções começar a secar, vai usando um borrifador com água para humedecer. 
  7. No final passa um óleo natural para que a hidratação não desapareça.
  8. Deixa secar naturalmente ou usa um difusor (se não tiveres um difusor lê o final deste post).


  • Fitagem Estruturada (Shingling Method)
Há cabelos que não resultam bem com a fitagem tradicional... se o teu cabelo é um desses, então experimenta a fitagem estruturada ou método shingling
Os efeitos deste tipo de fitagem duram mais tempo no cabelo do que a tradicional, o frizz desaparece por completo e os caracóis ficam bem mais definidos, porém é também mais trabalhosa.
Mas esse trabalho compensa, porque poupas nos próximos dias! Não precisas de te preocupar muito a remediar o cabelo no day-after.
  1. Depois de lavares o cabelo, aplica o leave-in ou creme de pentear.
  2. Divide o cabelo em 4 ou 5 secções, deixa uma das secções soltas e prende as outras com uma mola/gancho (começa por baixo para ser mais fácil).
  3. Mistura o creme ou leave-in com um gel. (Opcional)
  4. Da secção solta, tira uma pequenina mecha de cabelo (grossura de um chopstick (pauzinhos chineses)), e vai passando a mistura do creme com o gel nessa pequena mecha.
  5. Faz movimentos repetidos com os dedos da raiz às pontas da mecha de forma a absorver muito bem os produtos.
  6. Depois vai amolgando a mecha em direcção à raiz para ajudar os caracóis a definirem-se ainda mais. Ou se quiseres faz a técnica finger coils (dedoliss) (explicada mais à frente) para ficarem caracóis super perfeitos.
  7. Repete o processo anterior para as restantes secções. Se o cabelo das outras secções começar a secar, vai usando um borrifador com água para humedecer. 
  8. No final passa um óleo natural para que a hidratação não desapareça.
  9. Deixa secar naturalmente ou usa um difusor (se não tiveres um difusor lê o final deste post).



  • Fitagem Desconstruída (para ter mais volume)
Esta fitagem foi inventada pela Maressa do Blog Cacheia, e já é bem diferente das duas anteriores, e é também mais rápida!
Se gostas de cabelo com volume e pouco encolhido, então este é o tipo de fitagem que te aconselho para ficares com caracóis definidos e alongados e com um super volume!

Esta técnica difere das outras fitagens nestes pontos:
  • Não dividir o cabelo em secções! Aplicar o leave-in ou creme de pentear em mechas grandes usando o mesmo movimento da fitagem tradicional, mas neste caso pentear com os dedos bem afastados para que os fios de cabelo fiquem mais soltos. Enquanto se aplica o creme na mecha o resto do cabelo permanece solto!
  • É importante não aplicar grandes quantidades de creme!
  • Aplicar o creme e gel apenas no comprimento e nas pontas, evitando a aplicação na raiz!
  • Depois do cabelo secar, aí sim dividir o cabelo em algumas secções e ir penteandosomente a raiz de cada secção com um pente garfo (de preferência com dentes de metal) para dar mais volume.



  • Finger Coils (Dedoliss)
A técnica finger coils deixa os caracóis e coils mais definidos e menos frisados. Além disso, o efeito dura vários dias, podendo até mesmo durar uma semana! E há cabelos que permanecem com o efeito mesmo depois de lavar!
É uma técnica que resulta muito bem em todos os tipos de cabelos africanos, até mesmo no cabelo 4C!
Em contrapartida, dedoliss demora mais tempo a fazer do que as técnicas de fitagem. Dependendo da densidade de cada cabelo, pode levar quase 1 hora a fazer. Além disso, reduz bastante o volume.

Se fizeste o Big Chop há pouco tempo, tens o cabelo curto e não consegues fazer finger coils, vê mais abaixo a técnica da esponja twists.

  1. Fazer todo o processo igual ao da fitagem estruturada.
  2. Na parte em que se tira mecha pequenas na secção solta, além de passar da raiz às pontas a mistura do creme com o gel, enrola-se também a mecha à volta do dedo como se fosse um modelador (vê o vídeo abaixo a exemplificar melhor).
  3. Finalizar o processo passando um óleo natural especialmente nas pontas para a hidratação não desaparecer.



  • Plopping
Plopping é uma técnica de secagem, definição dos caracóis e eliminação do frizz. 
Se tens preguiça de fazer as técnicas de fitagem e finger coils, o método plopping pode ser uma boa opção para ti. Mas pode também ser um método complementar à fitagem se preferires!
É ideal para fazer nos dias mais frios para ajudar a secar o cabelo sem deixá-lo ressequido e frisado.
Nesta técnica usa-se uma t-shirt de algodão ou uma toalha de microfibra.

  1. Depois de lavar o cabelo, usa os teus produtos de finalização. Se quiseres faz a fitagem tradicional ou estruturada. 
  2. Retira o excesso de água amolgando o cabelo com a t-shirt ou toalha de microfibra.
  3. Estende uma t-shirt de algodão em cima da cama e coloca todo o teu cabelo em cima da t-shirt.
  4. Enrola os dois lados da t-shirt como se estivesses a enrolar um rebuçado.
  5. Prende as duas pontas da t-shirt de forma a formar uma touca.
  6. Permanece assim durante 20-30 minutos. 
  7. Depois de retirar a t-shirt, não toques muito no cabelo até que seque completamente.




  • Rake and shake
A técnica Rake and Shake foi criada pela Ouidad, fundadora da marca de produtos Ouidad. 
Basicamente, significa esticar e sacudir o cabelo. Esticar é passar com os dedos nas mechas de cabelo com o leave-in ou creme mais um gel como é feito na fitagem tradicional, mas antes de soltares a mecha, já com os dedos nas pontas do cabelo abana-se um pouco a mecha para se formarem os caracóis. Essa sacudidela faz os fios "desprenderem-se" da raiz e ganharem mais volume. Além disso, como os fios ficam mais soltos o cabelo acaba por secar mais rápido também!



  • Método LOC (ou LCO)
Quem acha que o método LOC é só para hidratar, engana-se! O método LOC com os produtos certos pode sim definir os caracóis e coils!
Se não gostas de usar gel por não gostares de sentir aquele efeito durinho nos fios, então este método é o ideal para ti! 
Só precisas de:
  • Leave-in ou creme de pentear mais aguado
  • Óleo natural
  • Um bom creme espesso ativador de caracóis 
Aplica os produtos anteriores pela ordem apresentada. Se quiseres podes aplicá-los usando uma das técnicas da fitagem para obteres melhores resultados. 
Se o método LOC não resulta no teu cabelo, experimenta o método LCO.




  • Scrunching (SOTC - Scrunch out the crunch)
Esta técnica é muito básica e acho que já todos conhecem. Scrunching consiste em apertar/amassar os fios na pontas em direcção à raiz de forma a criar caracóis. 
Mas depois existe a técnica chamada SOTC muito conhecida por quem tem os cabelos tipo 2B, 2C, 3A e 3B. Mas é uma técnica que pode ser também usada noutros tipos de cabelo (3C, 4A, 4B e 4C)! 
O método Scrunch Out The Crunch consiste em tirar aquele aspecto duro e crocante que o gel deixa no cabelo, e que geralmente ninguém gosta porque o cabelo perde movimento e não fica nada natural.
  1. Depois de lavares o cabelo e finalizares com o leave-in ou creme e um óleo, usa um gel.
  2. Deixa o cabelo secar totalmente, e não mexas nele durante esta fase! É importante que seque a 100%... se o cabelo estiver nem que seja um pouco húmido, já não vai ficar bem e pode ficar frisado!
  3. Já com o cabelo seco, pega numa t-shirt de algodão e cuidadosamente vai apertando os caracóis/coils contra a raiz (vê o vídeo abaixo para perceberes melhor).



  • Esponja Twists
Para quem fez o Big Chop recentemente e tem o cabelo bem curtinho, mas gostava de ter caracóis ou coils bem definidos, a melhor forma de defini-los é usar uma esponja twists. 
O efeito da esponja fica muito parecido ao dedoliss. Como o cabelo está curto, não há comprimento suficiente para enrolar no dedo, então usa-se uma esponja!
Mas a técnica de definição com a esponja só resulta mesmo nesses cabelos curtos. São uns privilegiados! Além disso, é um método bem mais rápido que o dedoliss! Ficas com caracóis em apenas alguns segundos.
Vê o vídeo para aprenderes como se faz...




  • Twist Outs / Braid Outs / Bantu Knot Outs / Flexi Rods / Perm Rods / Curl Formers
Estes métodos para finalizar já são conhecidos aqui no Blog. São maravilhosos para quem tem os cabelos tipo 4A, 4B e 4C, mas podem também servir para outros tipos de cabelo!
Se ainda não estás a par, clica aqui ou aqui para saberes mais.


Não tenho um secador com difusor o que faço?
Se o teu secador não tem um difusor, não há problema! Usa um escorredor/peneira para improvisar!
Vê o vídeo de exemplo...

Mensagem mais recente Mensagem antiga Página inicial

1 comentário: