segunda-feira, 6 de novembro de 2017

Sabão Preto Africano (African Black Soap)


No nosso continente temos ingredientes tão ricos e o Sabão Preto Africano é um deles! Os sabões comuns dos supermercados podem ser bastante agressivos, mas este sabão é totalmente natural e composto apenas por plantas nativas que fazem muito mais do que limpar, continua a ler este post para descobrires todos os seus benefícios...

O que é o Sabão Preto Africano?
É tradicionalmente feito à mão em África. Pode ter o nome de sabão anago ou alata simena (do Gana) ou ose dudu (da Nigéria). Hoje em dia existem várias versões do sabão preto africano disponíveis no mercado, feitas com diversos ingredientes, mas os seus ingredientes principais do sabão tradicional são a manteiga de karité, as cinzas de palma ou casca da árvore de karité, casca de banana-pão e a casca de cacau. Estes ingredientes são secados ao sol e posteriormente assados em fornos de barro antes de serem moídos, misturados com óleos como o óleo de coco, óleo de palma e óleo de palmiste e transformados em sabão. Isto tudo produz uma espuma cinza que dará a cor escura ao sabão, uma cor assim acastanhada que é a original do sabão preto africano. O sabão posteriormente fica a repousar por 2 semanas até estar pronto a utilizar.

Benefícios:
  • Propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias - pela presença das cascas de banana-pão, das cascas do cacau, do óleo de palma e da manteiga de karité.
  • Limpa totalmente pele - devido à presença do ácido laurico no óleo de palmiste e no óleo de coco é criada uma espuma natural totalmente anti-microbial. 
  • Remove o excesso de oleosidade da pele - tem um pH equilibrado e as propriedades dos seus ingredientes constituintes ajudam a controlar a oleosidade excessiva da pele.
  • Shampoo clarificador natural para o couro cabeludo e cabelo - usar demasiadas vezes shampoo normal com sulfatos agride o couro cabeludo deixando-o escamado, sensível e até com caspa. O sabão preto africano pode servir como um shampoo clarificador natural que limpa a fundo tanto a pele como o couro cabeludo hidratando-os ao mesmo tempo.  
  • Estimula o crescimento do cabelo - os ingredientes naturais que este sabão tem possuem propriedades estimulantes de crescimento do cabelo. 
  • Esfolia gentilmente a pele - o sabão preto africano é totalmente orgânico, é um sabão que não foi processado, está no seu estado natural, por isso pode conter pequenas partículas muito finas do seu processo de criação que irão esfoliar gentilmente a pele.
  • Previne e combate o acne - a presença do ácido laurico e de outras propriedades do óleo de palma e óleo de coco, ajudam a combater o acne. O óleo de coco equilibra o pH da pele e o óleo de palma previne e cura borbulhas e feridas causadas pelo acne. E com todas estas propriedades anti-inflamatórias é criada uma barreira que prende a hidratação dentro da pele.
  • Reduz linhas e rugas - as cascas do cacau e da banana-pão são riquíssimas em antioxidantes que ajudam a combater os danos dos radicais livres que contribuem para os sinais físicos do envelhecimento.
  • Iguala o tom de pele e clareia as manchas - a hiperpigmentação da pele que pode ser causada pelos danos do sol, acne ou outras inflamações. A tirosinase é uma enzima que ajuda a regular a melanina, se ela não estiver a funcionar devidamente pode resultar em manchas escuras à volta dos olhos ou outras descolorações da pele. Estudos mostram que as cascas do cacau podem inibir a tirosinase resultando num clareamento das manchas. E tem ainda a capacidade de absorver naturalmente os raios UV oferecendo alguma protecção solar.
  • Acalma irritações da pele (queimaduras ao barbear, erupções cutâneas e eczema) - o sabão preto africano está enriquecido de propriedades anti-inflamatórias e ingredientes nutritivos como o óleo de coco, manteiga de karité e óleo de palma que hidratam profundamente ao mesmo tempo que curam os problemas de eczema.
  • Minimiza as estrias - a manteiga de karité presente no sabão repara o tecido da pele e aumenta a produção do colagénio. E os ácidos gordos do óleo de palmiste, óleo de palma, e óleo de coco ajudam na regeneração das células da pele. 
  • Tem protecção contra os raios UV - devido à presença da manteiga de karité e das cascas do cacau.
  • Desentope os poros - as suas propriedades de limpeza profunda permitem deixar os poros completamente livres.
  • Trata problemas fúngicos da pele - os seus ingredientes têm propriedades antifúngicas e antibacterianas. 
  • Cura os pêlos encravados.

Como lavar o cabelo com o Sabão Preto Africano?
Se estás farto(a) de usar shampoos porque sentes que te agridem muito o couro cabeludo, experimenta lavar o cabelo com este sabão que é totalmente natural.
1ª Sugestão:
Esfregar o sabão nas mãos e quando formar uma espuma, lavar o cabelo normalmente com essa espuma como se fosse um shampoo. Mas existem outras formas mais eficazes, lê a seguir...
2ª Sugestão:
Cortar um pequeno pedaço do sabão e colocar numa embalagem com aplicador, encher a garrafa com água quente (não a ferver, apenas quente!). O sabão irá dissolver-se na água. Opcionalmente podes adicionar um pouco de alguns óleos como o óleo de jojoba ou óleo de argan ou outros óleos essenciais como o óleo de tea tree ou o óleo de alecrim ou óleo de hortelã-pimenta.

Deixo-te aqui um vídeo da Whitney (Naptural85) a fazer um DIY shampoo com este maravilhoso sabão:



Como saber qual é o sabão verdadeiro?
O sabão preto africano tradicional é completamente natural livre de ingredientes químicos ou fragrâncias e tem uma cor castanha, pode ser castanho claro ou castanho mais escuro, mas nunca preto!
É suave, macio e dissolve-se facilmente na água e não mancha a pele nem a roupa.

Onde comprar?
Na loja física ou online deste Blog - http://assimdomeujeito.com/

Mensagem mais recente Mensagem antiga Página inicial

1 comentário:

  1. Olá, Sandy.
    Não mencionaste se esse sabão africano vende cá.
    Beijinhos

    ResponderEliminar