sexta-feira, 7 de julho de 2017

As maravilhas da Argila no Cabelo e na Pele

Vulgarmente conhecemos a argila como barro para fazer cerâmica, mas a argila é muito mais do que isso, tem imensas propriedades para a pele e para o cabelo, principalmente para o nosso cabelo africano!

  • Tens um cabelo com baixa porosidade?
  • Tens um cabelo tipo 4B ou 4C e nunca vês os seus caracóis (coils) definidos?
  • Tens outro tipo de cabelo encaracolado (3B/3C/4A) mas está sempre seco e frisado e já não forma caracóis como antes?
  • Os teus fios de cabelo estão sem elasticidade?
  • O teu couro cabeludo está com os poros muito entupidos de oleosidade e outra sujidade?
  • Tens caspa?
  • Sofres de eczema?
  • Tens o rosto com poros muito dilatados?
  • Tens dificuldades em controlar a oleosidade da pele do rosto?
  • Tens manchas no rosto?
Se te identificaste com estas questões ou a maioria delas e andavas à procura de uma solução, estás safo(a) porque a argila resolve tudo isto, e resolve mesmo, estou a falar a sério! 

A primeira vez que li sobre os benefícios da argila para a pele e para o cabelo subestimei um bocado o assunto e nem liguei muito... 
Mas olha, choquei-me quando vi os resultados!! É daqueles produtos naturais (neste caso são minerais) que não demoram nada para se começar a ver os efeitos e em alguns casos os resultados são logo instantâneos. 

Benefícios no cabelo:
A argila é um mineral de rochas sedimentares constituída por grãos muito finos de silicatos de alumínio, associados a óxidos que lhes dão diversas tonalidades e propriedades. 
No cabelo a argila age como um shampoo natural que desintoxica e purifica.
Existem vários tipos de argilas: argila bentonita; argila rhassoul (marroquina); argila branca (caulim); argila preta; etc... Mas neste post vou apenas falar da argila bentonita e da argila rhassoul que são as mais conhecidas e usadas no cabelo e na pele.

A argila bentonita é a argila mais conhecida e usada no ramo da medicina tradicional para vários tipos de tratamentos. É constituída por cinzas vulcânicas depositadas na água do mar. É muito fina, macia, não tem cheiro e é composta por vários nutrientes e minerais.
Existem dois tipos de argila bentonita: a de sódio e a de cálcio. Na realidade, a argila bentonita é uma mistura de sódio, cálcio, alumínio, etc. em diferentes percentagens. Precisas de ler o rótulo para veres as percentagens de cada um destes componentes quando fores comprar para veres qual a melhor para ti. A argila bentonita com maiores percentagens de sódio talvez seja a melhor para uso externo (cabelo e pele) por ter uma maior capacidade de atrair as toxinas e impurezas do nosso corpo. Consegues distinguir as duas pela cor, a argila de sódio tem um tom bege clarinho e a argila de cálcio tem um tom verde-acinzentado.

A argila rhassoul (ou ghassoul) é uma argila mineral natural, mas difere-se da argila bentonita por ser colhida das montanhas da cordilheira do Atlas de Marrocos e por ser a única argila composta por 100% de minerais e oligoelementos. É vermelha-acastanhada e tem sido usada pelas mulheres marroquinas no cabelo e na pele desde o século VIII. A palavra rhassoul deriva da palavra árabe "ghassala" que significa "lavar".  

Ambas as argilas quando entram em contacto com a água possuem partículas carregadas negativamente que agem como um íman e por isso atraem as toxinas carregadas positivamente (ex.: bactérias, pesticidas, metais...). Quando entram em contacto com estas toxinas carregadas positivamente, eliminam-as. 

Benefícios da argila bentonita:
  • Limpa o cabelo removendo o excesso de oleosidade sem incomodar os óleos essenciais naturais do cabelo (sebo)
  • Desintoxica o couro cabeludo ajudando a retirar a sujidade, toxinas e outras impurezas
  • Amacia e hidrata o cabelo
  • Dá brilho e maciez ao cabelo
  • Aumenta a definição dos caracóis
  • Cura problemas no couro cabeludo como o eczema.
Benefícios da argila rhassoul:
  • Reduz o ressecamento do cabelo 
  • Deixa o cabelo muito macio
  • Reduz a escamação do couro cabeludo
  • Limpa os poros entupidos do couro cabeludo
  • Melhora a elasticidade dos fios de cabelo
  • Ajuda posteriormente a desembaraçar o cabelo
  • Reduz o cabelo frisado
  • Suaviza problemas no couro cabeludo como a caspa
Qual é a melhor argila para o cabelo?
Não existe uma melhor que a outra, cada uma tem as suas propriedades e benefícios. Deves escolher a que melhor se adapta aos teus objetivos. 
Se precisas de uma argila que seja altamente absorvente para remover impurezas, ou se sofres muito de baixa porosidade ou se desejas aumentar a definição dos caracóis, a mais aconselhável é a argila bentonita (nomeadamente a bentonita de sódio).
Se por outro lado precisas de uma argila super hidratante e que proporcione muita maciez então experimenta a argila rhassoul.
Curiosidade: a argila bentonita tem um pH de 8.3 - 9.1 enquanto que a argila rhassoul tem um pH de 6.9 - 7.5. (Lê mais aqui neste post sobre o pH no cabelo)

Como usar a argila bentonita?
Vais precisar de:
- 100-200gr Argila Bentonita
- 100-200ml de água ou vinagre de maçã ou sumo de aloe vera
- 1 tigela de vidro ou plástico ou de madeira (NÃO pode ser de metal!)
- 1 colher de plástico ou de madeira (NÃO pode ser de metal!)
- Mel (Opcional) 
- Óleos naturais favoritos (ex.: óleo de coco, ou azeite, ou óleo de semente de uva, etc.) (Opcional)
- Óleos essenciais (ex.: alecrim, lavanda, hortelã-pimenta, etc.) (Opcional)

Mistura a argila bentonita com água (ou vinagre de maçã ou sumo de aloe vera) numa tigela de vidro/plástico até que fique numa consistência tipo iogurte. Talvez vás precisar de pôr mais água/vinagre/sumo de aloe vera para ficar nesse tipo de consistência.
Molha um pouco o cabelo e depois aplica esta mistura no couro cabeludo e no cabelo. Para ser mais fácil e certificares que aplicaste mesmo nos fios todos de cabelo vai aplicando por pequenas secções (ex.: 4-6 secções) ao mesmo tempo que vais borrifando com água para humedecer.
Cobre o cabelo com uma touca de plástico e deixa actuar durante 15-30min. 
Enxagua bem o cabelo e aplica um condicionador a seguir se desejares.

Atenção: Aconselho-te a começar com poucas misturas, por exemplo, para a primeira vez faz só a mistura de argila com água ou com vinagre de maçã ou sumo de aloe vera. Das próximas vezes tenta perceber o que o teu cabelo precisa, e aí já fazes misturas com mais ingredientes como, por exemplo o mel, ou óleos naturais ou essenciais. 
O mel ajuda a combater o ressecamento do cabelo, os óleos naturais retêm a hidratação e os óleos essenciais têm várias propriedades curativas. 
É muito importante que não mistures a argila num recipiente de metal! O metal pode contaminar a argila e baixar a sua eficácia!




Como usar a argila rhassoul?
Vais precisar de:
- 100-200gr Argila Rhassoul (ghassoul)
- 100-200ml de água quente/morna ou sumo de aloe vera
- 1 tigela de vidro ou plástico ou de madeira (NÃO pode ser de metal!)
- 1 colher de plástico ou de madeira (NÃO pode ser de metal!)
- 1 ou 2 colheres do teu óleo natural preferido (azeite, ou óleo de coco, ou óleo de amêndoas doces, etc.) (Opcional)
- Mel (Opcional)

Mistura a argila rhassoul com água quente/morna numa tigela de vidro/plástico até que fique numa consistência tipo iogurte. Talvez vás precisar de pôr mais água para ficar nesse tipo de consistência.
Molha um pouco o cabelo e depois aplica esta mistura no couro cabeludo e no cabelo. Para ser mais fácil e certificares que aplicaste mesmo nos fios todos de cabelo vai aplicando por pequenas secções (ex.: 4-6 secções) ao mesmo tempo que vais borrifando com água para humedecer.
Cobre o cabelo com uma touca de plástico e deixa actuar durante 15-30min. 
Enxagua bem o cabelo e aplica um condicionador a seguir se desejares.
Opcionalmente podes adicionar à mistura o mel ou o sumo de aloe vera (neste caso o sumo de aloe vera substitui a água).



Dicas:
A argila tem um pH alcalino e daí ser um desintoxicante e altamente aconselhável para quem tem baixa porosidade. 
Normalmente as pessoas fazem a mistura da argila com vinagre de maçã ou sumo de aloe vera para baixar o seu pH e consequentemente deixar o cabelo mais hidratado e macio! 
Há quem goste da mistura da argila com uma consistência mais líquida porque ajuda a definir melhor os caracóis, faz o cabelo não encolher tanto e também porque torna depois mais fácil de remover a argila do cabelo. Neste caso para ser mais fácil aplicar usa-se uma embalagem de plástico com aplicador ao invés de uma tigela.

A argila pode acabar com a queda de cabelo?
Como a argila remove as toxinas e impurezas do couro cabeludo, além disso ainda elimina o excesso de oleosidade e desentope os poros, por isso sim, pode acabar com alguns tipos de alopecias que existem.
Alguns tipos de queda de cabelo estão associados à demasiada acumulação de oleosidade e sujidade no couro cabeludo.


*********************************************************************************

Benefícios para a Pele:
  • Elimina as toxinas e impurezas 
  • Esfolia as células mortas
  • Limpa e fecha os poros
  • Reconstrói o tecido celular reduzindo as manchas
  • Suaviza, amacia e uniformiza a pele
  • Controla a oleosidade da pele (produção excessiva de sebo)
  • Reduz o acne
Qual o tipo de argila a usar na pele?
A argila rhassoul é o tipo de argila mais gentil para a pele. É ideal para as peles muito sensíveis. Esfolia e desintoxica gentilmente enquanto suaviza a hiperpigmentação e equilibra a oleosidade da pele. Desentope os poros sem irritar a pele.
A argila bentonita tem um poder desintoxicante mais forte e por isso já não é tão ideal para as peles sensíveis. Quando se usa a argila bentonita consegue-se claramente senti-la a puxar as impurezas e a limpar. 
Para que a argila bentonita seja mais suave na pele ela pode ser misturada com glicerina vegetal juntamente com sumo de aloe vera ou vinagre de maçã.

Como usar a argila na pele?
Vais precisar de:
- 1 colher de chá de Argila 
- 1 colher de chá de água ou vinagre de maçã ou sumo de aloe vera
- 1 tigela de vidro ou plástico ou de madeira (NÃO pode ser de metal!)
- 1 colher de plástico ou de madeira (NÃO pode ser de metal!)
- Óleos naturais favoritos (ex.: óleo de coco, ou azeite, ou óleo de semente de uva, etc.) (Opcional)
- Óleos essenciais (ex.: alecrim, lavanda, hortelã-pimenta, etc.) (Opcional)
- Glicerina vegetal (Opcional)

Mistura a argila com água (ou vinagre de maçã ou sumo de aloe vera) numa tigela de vidro/plástico até que fique numa consistência tipo iogurte. Talvez vás precisar de pôr mais água/vinagre/sumo de aloe vera para ficar nesse tipo de consistência.
Opcionalmente podes adicionar 1 ou 2 gotas de óleos essenciais ou meia colher de óleos naturais ao teu gosto ou glicerina vegetal.
Aplica no rosto e deixa actuar entre 10-30min dependendo se a tua pele é sensível ou não. Para peles extremamente sensíveis e se estiveres a usar argila bentonita só te aconselho a ficar 5-10min. 
Lava a cara com água morna e põe o teu creme de rosto.

A minha experiência:
Para a minha pele eu uso a argila bentonita de cálcio da marca Aztec e tem feito maravilhas!! 
A minha pele é muito oleosa na zona T e costumava ter algumas manchas e poros abertos. Desde que tenho usado que a pele tem andado extremamente macia, fechou-me completamente os poros, a sério fiquei chocada! Além disso noto também que as manchas aos poucos e poucos estão a desaparecer.
Os meus poros não eram dos piores de todo, talvez por isso ter tido resultados tão rápidos (2 semanas). Mas notei que a minha pele anda bastante lisa, porque costumo pôr base e as pessoas têm me elogiado e até perguntado se mudei de base, mas a base é a mesma!! Lol Como os poros estão fechados, a base espalha melhor e fica super uniforme. 
E o mais engraçado ainda foi um dia uma amiga minha ter dormido cá em casa e eu estar a preparar-me e ela perguntar-me se não tinha posto base e eu respondi-lhe que tinha posto e ela ficou a olhar muito confusa e disse "ahh, é que está igual". Senti-me lisonjeada porque então quer dizer que a minha pele está em tão bom estado que não se notam diferenças 😃

Como faço? Costumo misturar 1 colher de argila bentonita + 1 colher e meia de vinagre de maçã + 2 gotas de óleo essencial de lavanda. Deixo ficar por 30min e depois lavo a cara com água morna e ponho um creme de rosto a seguir. Quando não estou nos meus momentos de preguiça faço 2 vezes por semana.

Para o cabelo ainda não experimentei a argila porque não quero usar a bentonita já que o meu cabelo é muito poroso! Como não quero e nem tenho caracóis para definir prefiro experimentar a argila rhassoul para desintoxicar e limpar as impurezas no couro cabeludo.

Onde comprar?
Argila Bentonita de cálcio - iHerb.com
Argila Europeia - iHerb.com
Argila Rhassoul - iHerb.com , CirculoBio.ptCeleiroIntegral.pt

(desconto de 5% no iHerb basta usar o cupão - RAQ119)



Mensagem mais recente Mensagem antiga Página inicial

2 comentários:

  1. Olá Sandy, com que frequência podemos usar a argila no cabelo ? beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Lilia,
      se tiveres o cabelo com baixa porosidade aconselho 1 vez por mês. Mas se o teu cabelo tiver uma porosidade normal faz apenas quando sentires que o cabelo e o couro cabeludo precisam. Beijinhos

      Eliminar