terça-feira, 3 de novembro de 2015

Como conseguir os Bantu Knot Out (Carrapitos) perfeitos?

Hoje trago-te um tutorial de como obter os Bantu Knots Out (em português: Carrapitos) perfeitos.

Não só fiz um post no Blog como também fiz um vídeo no Youtube a explicar tudinho.

Os Bantu Knots Out têm tendência a ficarem frisados se não forem usados os produtos certos e não forem desfeitos de forma correta. Sei o quanto é frustrante quando te dedicas ao máximo a fazer e no fim não sai nada do que esperavas!

1º Passo - Lavar o cabelo:
Comecei por lavar o cabelo com o shampoo da Shea Moisture African Black Soap. Este shampoo foi feito com african black soap e óleo de tea tree... o óleo de tea tree tem propriedades excelentes para o cabelo e couro cabeludo, é antifúngico, antibacteriano, elimina a caspa e alivia bastante a comichão. O shampoo em si deixa o cabelo um bocado seco... Mas era mesmo um shampoo assim que procurava há imenso tempo, porque o Creme Of Nature Argan Oil Shampoo que andava a usar já era hidratante demais para mim.

Depois do shampoo, fiz um tratamento com a máscara/condicionador da Giovanni Smooth As Silk, misturei-o com o óleo de semente de uva.
O condicionador da Giovanni comprei-o recentemente e Oh My God é tãoooo bom! Perfeito! Awesomeee! Sabes, é daqueles condicionadores que deixam o cabelo extremamente macio e sedoso, mas sem deixá-lo com um aspecto pesado e gorduroso! É o melhor que já usei até agora!! Tanto o utilizo como condicionador como também como máscara. É feito só à base de ingredientes naturais. It's the best! Podem encontrá-lo à venda no site iHerb, neste site enviam para qualquer parte do Mundo (tens um cupão de desconto de 5 dólares para a primeira compra no site, basta escrever isto - RAQ119 - no cesto de compras).

2º Passo - Hidratar muito bem: 

Para mim o segredo para obter Bantu Knots Out ou qualquer outro tipo de penteado de caracóis bem perfeito, definido e cheio de brilho é usar óleos naturais que proporcionem o máximo de hidratação e brilho! Na minha opinião o óleo com as qualidades mais adequadas a este perfil é o óleo de coco 100% extra-virgem! O óleo de coco é dos poucos que tem a capacidade de atravessar até 90% do cortex dos fios de cabelo!! Brutal, não achas? Ou seja, a hidratação que é absorvida já não sai mais. Podes passar dias sem hidratar que o cabelo não vai ficar seco. Se quiseres ler mais sobre este óleo clica aqui.

Depois de lavar, apliquei o leave-in em spray da Zelo Extreme P2. Não faço ideia de onde surgiu esta marca, não encontro quase nada na net, mas este leave-in é ÓTIMOOO! Finalmente encontrei o meu holy grail product (produto milagroso)!! O meu cabelo fica surpreendentemente macio e cheio de brilho quando o uso! ... Agora vem aquela parte que me perguntas: "então mas Sandra, onde é que foste desencantá-lo?"... Bem a verdade é que não sei que lojas vendem... Comprei-o num cabeleireiro super minúsculo e não sei onde há mais (se souberes onde se possa encontrar deixa um comentário, pleaseee). As minhas primas e tias usam-no e foram elas que me aconselharam a experimentar.

A seguir ao leave-in em spray usei o creme finalizador da Bio Extratus Pós Progressiva. Atenção, este creme apesar de ter o nome Pós Progressiva, dá para qualquer tipo de cabelo, desde natural a desfrisado, etc.. O creme é bom, amacia bem os fios. Não é nada wow, por isso pode ser substituído por qualquer outro.

De seguida apliquei o óleo de coco 100% extra-virgem, e no fim para disfarçar o cheiro a coco usei o ORS HAIRepair Vitale Oils. Este último óleo já me acompanha há muuito tempo. É feito com uma mistura de vários óleos naturais, predominantemente o óleo de semente de uva... O cheiro é fantástico e disfarça muito bem o desagradável cheiro a coco. É mesmo muito bom, adoro-o, é um dos produtos que mais uso!

3º Passo - Usar uma espuma ou gel (Opcional):
Este passo é opcional. Mas se no teu cabelo os caracóis não ficam suficientemente definidos só com cremes e óleos ou pretendes tê-los definidos durante vários dias, então aconselho-te a usar uma espuma ou gel antes ou depois de aplicares os óleos.
Para este vídeo tutorial não usei nenhum deles. Não gosto que o cabelo fique duro, prefiro-o mais macio e maleável...
O gel que aconselho é o Eco Styler Olive Oil ou Argan Oil. Há outros puddings que também recomendo como: o As I Am Curling Jelly Definer, o ORS Lock & Twist Gel, o Cantu Shea Butter Moisturizing Twist & Lock Gel...
Para espuma, usem sempre uma sem álcool, como a da Keracare ou da Creme of Nature Argan Oil.

4º Passo - Secar:
Como os Bantu Knots Out ficam melhor se forem feitos com o cabelo já seco, então para acelerar o processo de secagem usei um secador.
Se fizeres os bantu com o cabelo molhado/húmido, nem 24h serão suficientes para que o cabelo seque, believe me!
Podes deixar o cabelo secar naturalmente, até é o mais aconselhável, mas caso tenhas pressa não há mal nenhum em usares o secador em temperaturas mornas para que seja tudo mais rápido.
O secador que usei foi o da Remington Keratin Therapy AC8000. É o meu novo bebé, amo este secador! Seca tão bem. E não sei como nem porquê o meu cabelo fica mais macio quando o utilizo!

5º Passo - Separar em secções:
Separa o cabelo em várias secções. Para o meu cabelo costumo separar em 8 secções, isto é, 8 bantu knots (carrapitos) são suficientes para conseguir o look que gosto.
Não precisas de fazer exatamente o mesmo número de carrapitos que eu. Mas tem atenção que quantos mais bantus fizeres mais pequenos ficarão os caracóis e também estão mais propensos a ficarem frisados. Por outro lado, se fizeres poucos bantus podes arriscar-te a ficar sem caracóis nenhuns definidos.

6º Passo - Voltar a hidratar: 
Visto que o cabelo já está seco, deves voltar a hidratar um pouco para que os bantus fiquem ainda mais maravilhosos! Agora para hidratar só usei um bocadinho do creme da Bio Extratus e o óleo da ORS.

7º Passo - Fazer os Bantu Knots (Carrapitos):
A partir dos 2:26 minutos começo a explicar como se fazem os bantu knots (carrapitos).

8º Passo - Desfazer os Bantu Knots (Carrapitos):
Aos 4:42 minutos desfiz os bantus com muito cuidado para não ficarem frisados. Deves desfazê-los e separá-los unicamente com os dedos, NÃO uses um pente nesta fase!

9º Passo - Dar volume ao cabelo:

Para dar mais volume usei um pente como o da foto de cima. Penteei só o inicio da raiz.



E pronto já está! Tão fácil e rápido, não é?! 
Este é o look final...

Mensagem mais recente Mensagem antiga Página inicial

10 comentários:

  1. quanto tempo preciso ficar com os bantu para que fiquem bem definidos?

    ResponderEliminar
  2. Ola Sandra! Como estas? Preciso de uma grande ajuda tua. Tirei ontem as minhas trancas posticas e, honestamente estou numa de andar uma temporada com o meu cabelo solto, sem qualquer tipo de trancas. Mas, por outro lado, tenho receio porque a teoria que li/vi videos recomenda o uso de protect style durante o Inverno. Penso que o meu cabelo evolui mais estando livre de pressoes.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Dalete,
      Não é obrigatório usares protective styles durante o Inverno. Os protective styles ajudam a proteger as pontas do frio, vento e chuva... Mas se o teu cabelo cresce sem problemas e preferes que esteja solto, usa-o como gostas :)
      Beijinhos

      Eliminar
  3. Ameiiii.... só que infelizmente não consigo deixar os meus cabelos assim!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Os meus bantus também costumavam sair muito mal. O meu conselho é tentares várias vezes, fazendo com menos ou mais carrapitos ou com produtos diferentes até conseguires o ideal para ti! :)

      Eliminar
  4. wow o teu cabelo e lindo. Adorei o teu vídeo os bantu knots ficaram muito bem. Da primeira vez que fiz, fiz com cabelo molhado e não ficou bem, a aparte de desmanchar foi difícil, mas depois ficou muito bem. é preciso usar gel? é que eu uso leave-in or um creme. Estou a espera de outros vídeos. Dicas sobre a maquilhagem?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada =)
      A maior parte das vezes que faço não uso gel, mas se quiseres que os caracóis permaneçam durante mais tempo o gel ajuda.

      Eliminar