domingo, 16 de junho de 2013

Como proteger o cabelo no Verão?

Na altura de Verão, os cabelos africanos necessitam de um pouco mais de atenção que o habitual. As idas à praia e à piscina deixam os fios de cabelo bem secos, o calor intenso e os raios UV são os nossos piores inimigos.



Proteger o cabelo dos raios solares:

Vem aí o Verão, a praia, a piscina, o bronze, etc., mas não nos podemos esquecer que o nosso cabelo, principalmente os quimicamente alterados, são extremamente sensíveis aos raios solares!

O nosso cabelo não fica com queimaduras solares como a pele, mas revela alguns sinais de exposição solar excessiva! Quando o cabelo fica muito tempo ao sol sem protecção dos raios UV, começa a ficar sem elasticidade e mais fraco, isto é, mais propenso a partir-se.

Andei a pesquisar e achei algumas soluções para proteger o cabelo dos raios UV. Uma delas foi ter descoberto que alguns óleos naturais têm propriedades protectoras:

  • Wheat Germ Oil (Óleo de Gérmen de Trigo) - SPF 20
  • Avocado Oil (Óleo de Abacate) - SPF 4 a 15
  • Coconut Oil (Óleo de Coco) - SPF +/- 8
  • Hemp seed Oil (Óleo de Semente de Cânhamo) - SPF 6  
  • Shea Butter (Manteiga de Karité) - SPF 6 
  • Macadamia Oil - SPF 6 
  • Óleo de Rícino - SPF 6
  • Óleo de Amêndoas Doces - SPF 5
  • Sesame Seed Oil - SPF 4
  • Jojoba Oil - SPF 4
(Fonte - NCBI)

É sempre bom saber que podemos contar com os nossos óleos naturais para nos salvarem a vida. Eu sei que deves estar a pensar que um SPF 6 não parece ser muito forte. Realmente é verdade, se compararmos com os protectores solares para a pele. Contudo, muitos dos produtos de cabelo que contêm protectores UV têm um SPF 10 ou menor, portanto um SPF 6 num óleo natural é excelente!

Outras alternativas para proteger o cabelo dos raios UV são, por exemplo, alguns destes produtos:

            Ouvi falar muito bem deste creme/leave-in! Foi designado para mulheres com o cabelo pintado, mas pode ser usado também noutros tipos de cabelo. Contém ceramidas*, filtros UV, protege do calor dos secadores e alisadores, etc.
*(As ceramidas são lípidos que ajudam a manter a hidratação do cabelo, funcionam como uma espécie de barreira impedindo que um cabelo poroso perca a hidratação e um género de cimento que ajuda a manter as proteínas dentro dos fios.)


É um spray para ser usado antes da exposição ao sol. É resistente à água. Contém filtros UVA/UVB, óleo de girassol (este óleo é um óptimo protector do calor), manteiga de karité, óleo de coco, entre outros... Protege o cabelo até 16h de exposição solar. Minimiza o desvanecimento da cor do cabelo. Evita o cabelo ficar seco e danificado.



Este creme também muito conhecido, protege o cabelo do sol, do cloro e do sal da água do mar. É resistente à água e evita cabelo ficar seco devido ao cloro e ao sal. Ajuda também a prevenir a descoloração e o desvanecimento da cor do cabelo, filtrando os raios solares. 


Este óleo contém extracto de óleo de girassol que protegem o cabelo dos raios solares e do sal da água do mar. Deixa o cabelo macio e brilhante enquanto também protege a cor do cabelo. Deve ser aplicado antes e depois da exposição ao sol e do cabelo ter estado em contacto com a água do mar.


O Phytolage Sun Oil tem protecção contra os raios UVB e protege assim o cabelo dos raios solares mais intensos. Ajuda a prevenir a desidratação e protege o cabelo frágil da exposição solar. Enriquecido com alecrim e óleos essenciais, protege o cabelo do cloro e do sal da água do mar. Deixa o cabelo suave e hidratado. Aplica-se antes e depois da exposição solar.

  • Novex Minha Praia Spray Protetor

É enriquecido com água de coco e chá verde que proporcionam hidratação, fortalecimento e proteção aos fios de cabelo. Tem propriedades que protegem o cabelo do sol, da água do mar e da piscina. É leve e não pesa os fios de cabelo, deixando-os soltos e com muito movimento. Deve ser aplicado antes e depois da exposição ao sol e do cabelo ter estado em contacto com a água do mar ou da piscina. 


Curiosidade: Um cabelo naturalmente mais escuro tem uma maior protecção aos raios solares do que um cabelo claro. Contudo devemos ter atenção que se um cabelo está quimicamente alterado (desfrisado ou pintado) torna-se mais frágil.

Proteger o cabelo do cloro das piscinas e do sal da água do mar:
  1. Nunca entres dentro da piscina ou na água salgada com o cabelo seco! Satura-o primeiro com água natural. Quando já estiver bem molhado aí, sim, podes entrar na piscina ou no mar. Com o cabelo saturado de água vai fazer com que não sobre muito 'espaço' para que a água salgada (ou com cloro) seja absorvida. Ou ainda uma melhor alternativa, é saturares o cabelo com óleo de coco antes de entrares na piscina ou na água do mar. Como o óleo de coco é formado por grandes moléculas, vai criar uma espécie de barreira à volta dos fios, e assim o cloro nem o sal conseguem atravessar as cutículas dos fios de cabelo!
  2. Evita nadar com tranças. Com o cabelo trançado torna-se mais difícil depois remover o cloro nos fios.
  3. Desembaraça bem o cabelo antes e depois da ida à piscina ou à praia.
  4. Usa um daqueles protectores de cloro/sal que listei acima. 
  5. Depois de teres ido à piscina/praia, usa um Chelating Shampoo (Shampoo anti-resíduos), este shampoo é especialmente designado para remover o cloro. Alguns shampoos óptimos para este efeito são: Paul Mitchell Shampoo Three (compra aqui); Joico K-Pak Clarifying (comprar aqui); Aveda Sun Care Cleanser (compra aqui).
  6. *Trata de reconstruir bem os fios de cabelo com proteínas. Um exemplo de uma boa máscara cheia de proteínas é a Joico K-Pak Reconstructor Treatment (compra aqui). Podes encontrar outras máscaras nos meus posts anteriores... 
  7. *Faz um tratamento de hidratação com máscaras hidratantes.
  8. Volta a aplicar um daqueles protectores de cloro/sal que listei acima.
  9. Reduz o calor de secadores ou alisadores no regime semanal!!! O calor e o cloro não combinam mesmo! O cloro já perturba os níveis de proteínas capilares e o calor ainda os altera mais.
*Atenção: Faz apenas os tratamentos com máscaras uma ou duas vezes por semana. Se fores à praia ou à piscina mais do que duas vezes numa semana opta por usar um condicionador super hidratante ou usa uma máscara hidratante como se fosse um condicionador. 

Experimenta estas dicas sempre que estás a pensar ir à praia ou à piscina depois conta-me se resultou. Boa sorte ;)


(Actualizado - 17/07/2017)
Mensagem mais recente Mensagem antiga Página inicial

12 comentários:

  1. obrigada preciso mesmo de uns conselhos nessa area :)

    ResponderEliminar
  2. Eu costumo ir a praia todos os dias, devo lavar o cabelo c um shampoo clarificador e depois faço uma hidratação? Obrigada. Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Rute, basta lavares com shampoo clarificador uma ou duas vezes por semana senão agride muito o couro cabeludo e fazer um tratamento hidratante duas vezes por semana e um tratamento com proteínas uma vez por semana. Beijinhos

      Eliminar
  3. olá Sandy tb? olha eu tenho o cabelo defrisado e com caracóis devo fazer o mesmo?
    A minha amiga perguntou se ela deve fazer o mesmo ao seu afro?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá,
      sim este post é válido para qualquer tipo de cabelo.

      Eliminar
  4. Olá,

    Pintei o cabelo ontem(17/06/2015) e amanhã vou a prai. E estive a ver o post dos cuidados a ter durante a praia ou a piscina. E gostaria de saber como faço para usar o Óleo de coco?
    Posso passar o creme de pentear normal e depois o óleo de coco? Eu uso o creme de,pentear da Novex Jaborandi crescimento renovador.

    Obrigada

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá,
      Sim, aplicas primeiro o creme e depois pões bastante óleo de coco. O óleo de coco como é constituído por grandes moléculas, vai fazer uma camada à volta dos fios e protegê-los da água salgada do mar principalmente.
      Beijinhos

      Eliminar
  5. Gostaria de saber como uso o óleo de coco? tenho o cabelo desfrisado e ontem fiz madeixas. Amanhã vou a praia e gostaria de saber como faço pra hidratar com cabelo com óleo de coco? Posso usar o creme de pentear eu uso o da Novex jacobondi e o óleo por cima antes de ir a água e durante o tempo que estiver na praia? Fiz vários posts por que não sei como funciona.

    Obrigada

    ResponderEliminar
  6. Olá, Sandy. Gostaria de saber se tens aqui um post que fala sobre o cronograma capilar?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Vizé, tenho mas tem o nome "Como criar um regime semanal".

      Eliminar
  7. Olá sandy tenho uma dúvida sobre shampoo clarificador,posso usar água com vinagre de maçã para substituir

    ResponderEliminar
  8. Boa noite Sandy, quanto tempo depois do desfriso é seguro expor o meu cabelo à água do mar ou ao cloro?
    Muitos beijinhos

    ResponderEliminar