quinta-feira, 2 de Fevereiro de 2012

Qual é o teu Tipo de Cabelo?

O famoso cabeleireiro da Oprah (para o seu programa "The Oprah Winfrey Show"), entre outros... criou um sistema de tipos de cabelos. Posteriormente, o sistema foi um pouco alterado para detalhar os diferentes tipos de cabelos encaracolados/ondulados.
Os tipos de cabelo encaracolados estão divididos em quatro categorias: 2, 3, 3C e 4. Dentro dessas categorias existem subcategorias para especificar melhor esse tipo, essas subcategorias vão de A a C.

Tipo 2 - Cabelo Ondulado:

- Os fios de cabelo são ondulados ou formam uma espécie de "S" largo.

- O Tipo 2 de cabelo mantém-se junto à cabeça, isto é, não tem a tendência de subir.

      Tipo 2A:
          - É bastante fino e muito fácil de manusear, facilmente pode ser esticado.
       

      Tipo 2B:
          - Tem uma textura média, menos manuseável, e já tem mais tendência a ficar frisado.
   
      Tipo 2C:
         - É um pouco mais espesso/grosso, mais resistente ao manuseio e facilmente fica frisado.
   


Tipo 3 - Cabelo Encaracolado:

- Este tipo de cabelo está definido em pequenos "S".

- Os caracóis são bem definidos e bastante elásticos.

- Costuma ter bastante volume.

- Não é áspero, é suave e fino.

- É muito comum ver-se combinações de caracóis tipo 3A e 3B.

      Tipo 3A:
        - Os caracóis são grandes, soltos e naturalmente brilhantes.
   
      Tipo 3B:
         - Os caracóis são muito elásticos.
         - Têm forma de "S" bastante "apertados".
     


Tipo 3C - Cabelo em Caracóis-Carapinha:

- O tipo 3C é mais do que uma subcategoria, porque tem as suas características especiais!

- Este tipo de cabelo tem caracóis bastante apertados, em forma de espirais.

- Os fios de cabelo estão muito juntos e enrolados uns aos outros.

- O cabelo tem tendência a subir, ou seja, não se mantém tão junto à cabeça/pescoço/ombros.

- Embora os caracóis sejam bastante "apertados", a textura dos fios é, geralmente, fina.




Tipo 4 - Cabelo Carapinha:

- O tipo de cabelo 4 é bastante enrolado, claramente visível.

- O cabelo é muito duro, áspero, mas também muito frágil.

- A textura do cabelo pode ir de muito fina a muito grossa. Os fios estão muito próximos uns dos outros.

- O tipo de cabelo 4 tem menos camadas de cutículas do que qualquer outro tipo de cabelo, o que significa que mais facilmente é danificado pelo calor dos secadores/alisadores, etc...

- Este tipo de cabelo pode encolher até 75% do seu verdadeiro comprimento.

      Tipo 4A:
         - Os fios estão totalmente enrolados, quando esticados têm a forma de um "S". Tem tendência a estar mais hidratado do que um cabelo tipo 4B.
 







   
Tipo 4B:
         - Este tipo de cabelo está definido em pequenos "Z".
         - Tem caracóis menos definidos.
         - O cabelo tem uma sensação semelhante ao do algodão.


 






   Tipo 4C:
         - Os fios de cabelo são mais enrolados e em forma de "Z" mais apertados do que o tipo 4B.
         - É o tipo de cabelo mais difícil de manusear e esticar.
     


Espero ter ajudado a definir qual é o teu tipo de cabelo. Conseguiste descobrir qual é ?! =P

32 comentários:

  1. Olá Sandra, queria apenas dizer que gosto muito do teu blogue. Encontrei-o hoje enquanto fazia pesquisas de como tratar do cabelo desfrisado.
    Até agora, gosto dos teus posts e gostaria de ver mais.

    Beijinhos :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Talis :)
      Obrigada, e espero que continues a fazer mais visitas, porque também vou continuar a postar mais. Tenho é andado um bocado ocupada com os exames da Universidade, é por isso que não tenho postado.

      Beijinhos

      Eliminar
  2. Olá Sandra, gostei muito do teu Blog. Algo diferente e uma grande ajuda para nós eheh :)

    De acordo com este post o meu é o 4b.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Leila =]
      Obrigada. O meu também é o 4B :P

      Beijinhos

      Eliminar
  3. ola sandra,
    uma amiga me encomendou teu blogue pra dizer que achei super interessante, e me deu luz no que fazer no meu cabelo,,,valeu as dicas curti, força aii]
    ass:subina ramos

    ResponderEliminar
  4. Olá Sandy :)
    Obrigada por ter me ajudado a encontrar o meu tipo de cabelo .
    Estou gostando muito do seu blogue , principalmente quando tem me ajudado com o meu cabelo africano .
    Esther de Carvalho !

    ResponderEliminar
  5. Olá Sandra ;)
    Adorei o teu blogue à primeira vista.. Sou sem dúvida cabelo 4B como na primeira imagem.. Adorava ter o cabelo assim:
    http://mydivaspot.com/images/62608632_1-Pictures-of-Miami-Black-Womens-Human-Hair-Full-Lace-Wigs-and-Premium-Indian-Hair-Ego-Extensions.jpg

    Já fiz uma desfrisagem mal feita e cortei o cabelo pelos ombros.. Agora uso tranças para disfarçar o comprimento.. Quando voltar a ter o comprimento ideal adorava ter o cabelo como nessa imagem. Tens alguma dica?

    Obrigada, e muitos parabéns por este blog !
    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Cláudia,
      O meu tipo de cabelo também é o 4B :)
      É difícil obteres o mesmo cabelo da imagem, porque são dois tipos de cabelo muito diferentes.
      Tens aqui algumas dicas para o teu cabelo crescer saudavelmente:
      http://therealhairchallenge.blogspot.pt/2013/08/10-dicas-para-crescer-o-cabelo.html

      E para teres os caracóis 'parecidos' ao da imagem sempre podes tentar estes métodos:
      http://therealhairchallenge.blogspot.pt/2012/11/o-meu-cabelo-esta-desfrisado-mas-quero.html

      Beijinhos

      Eliminar
  6. Estou em transição, só que meu cabelo esta nascendo meio fechadinho diferente do natural, estou em duvida do tipo 3C e 4B.. da para eu saber qual meu tipo nesta fase de transição?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Josi,
      Desculpa demorar tanto tempo a responder,
      Não sei bem, mas por vezes os cabelos têm uma mistura de dois tipos de cabelo distintos.

      Eliminar
    2. @josi você só vai puder saber o seu tipo de cabelo lá mais para frente, eu estou em transição há quase um ano e é 4A. A minha duvida é se é curly/kinky/coily porque o cabelo do tipo 4 pode adoptar essas texturas. Você só pode determinar o teu tipo de cabelo no minimo no 5/6 mês de transição.

      Eliminar
  7. Olá Sandy, estou em dúvida se meu cabelo é do tipo 2C ou 3A. Daí esses são alguns links com fotos minhas ah e minha franja é alisada quimicamente dai que na raiz não tem mais química e só seco com o secador mesmo, conto com a tua ajuda obrigada e beijos.
    http://3.bp.blogspot.com/-dpI0znNd54Q/Uln7Dn_ULtI/AAAAAAAAAZU/rHONu9z4KGQ/s640/IMG_1503.JPG

    http://2.bp.blogspot.com/-TEpbf_7-SnE/Uj-Xfm_whNI/AAAAAAAAAYU/K2WRhxkMPc4/s640/%23Cabelo.jpg

    http://1.bp.blogspot.com/-O3SLEFollJw/Uln76Nv90mI/AAAAAAAAAZs/vq2pf6mfwPQ/s640/IMG_1509.JPG

    http://quaseumafada.blogspot.com.br/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Thainá,
      pelas fotos é difícil perceber, mas pelo que vejo parece-me ter pouca ondulação deve ser entre o 2A ou 2B mas mais para o 2A. Por vezes os cabelos também podem ter misturas de dois tipos.
      Beijinhos

      Eliminar
    2. Muito obrigada por tirar minha dúvida, bjs.

      Eliminar
  8. Olá Sandy,estou com um grande problema tenHo o cabelo afro e quero desfrisar e trançar faz mal?

    ResponderEliminar
  9. o meu cabelo é do tipo 4B mas eu queria q fica se do tipo 3C

    ResponderEliminar
  10. oi Sandy
    numa primeira fase acho que o meu cabelo é do tipo 4b como estou na primeira fase de transição vou dar mais tempo para ter certeza ele já foi cheio e grosso antes dos frises
    preciso de dicas para tratar dele e faze-lo crescer
    JINHOS
    Cambolo

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. sandy preciso que me digas que produtos usar para o meu cabelo comecei o processo de transição o mês passado em Junho.
      o meu cabelo parece ser do tipo 4b e quero saber dos shampoos, condicionadores, mascaras e creme para penteá-lo, eu não gosto de cremes gordurosos
      bjo
      TCambolo

      Eliminar
  11. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  12. Ola sandra, adoro o teu blog e acho que estas a fazer um óptimo trabalho, especialmente para pessoas como eu que não entendem nada de cabelos. Nunca soube que produtos usar para o meu cabelo e consequentemente utilizei produtos errados e agora estou com problemas de caspa e queda de cabelo. Decidi cortar e começar o HAIR JOURNEY, no entanto gostaria que, se pudesses, publicar o tipo de tratamento adequado para o tipo de cabelo 4B, pk mesmo com as informações que disponibilizas no site ainda fico mto indecisa em relação a produtos que devo usar.
    Obrigada e beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Yami, obrigada!!
      Já estava a pensar fazer posts para cada tipo de cabelo e tu vieste dar-me um "empurrãozinho" para começar :)
      Beijinhos e boa Hair Journey!

      Eliminar
  13. oi Sandy o meu é o tipo 4c e quero saber se o creme activador de caracois Taliah se nao e engano no nome.se funciona bem no meu tipo de cabelo.porq ja tentei usar varios tipos de activadores e nao pega.e se funciona como usar?Jeanne

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Jeanne, a minha prima também tem o cabelo tipo 4C e definiu-lhe bem os caracóis e também já recebi um comentário de uma rapariga com cabelo tipo 4C que também adorou o creme. Mas como cada cabelo é único às vezes pode resultar em toda a gente e a nós não...é uma questão de se ir experimentando.
      Vê aqui a foto do cabelo da minha prima:
      http://therealhairchallenge.blogspot.pt/2014/08/venda-de-produtos.html
      Beijinhos

      Eliminar
  14. Olá Sandy
    Faça um post para cabelos do tipo 4b please.

    ResponderEliminar
  15. Oi Sandra! Acabei de encontrar o blog enquanto pesquisava sobre como tratar do cabelo natural.
    Gostaria que me ajudasse a definir os melhores produtos a usar, sendo que o meu cabelo é do tipo 4C e uso tranças.

    Beijos e Obrigada por tudo.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Gena :)
      Não consigo dizer assim produtos especificos, porque apesar do teu cabelo ser 4C pode reagir de forma diferente de outro 4C. Mas procura usar cremes espessos que contenham muitos óleos naturais na lista de ingredientes... O óleo de coco e a manteiga de karité sao os melhores amigos de um cabelo tipo 4B e 4C. Usa também um shampoo sem sulfato.
      Vê o post sobre sugestões de produtos.
      Boas marcas são a Shea Moisture, Cantu Shea Butter, Taliah Waajid, Creme of Nature Argan Oil, As I Am, etc..
      Vê o post também em relação a como cuidar de tranças...a marca African Pride tem bons produtos adequados para tranças. Beijinhos

      Eliminar